quarta-feira, 1 de outubro de 2014

Feiras de Intercâmbio, um passo para seu futuro!

Boa noite!!!

Feiras de intercâmbio foram o primeiro grande passo que tomei rumo à minha vida no exterior.
Tudo começou há uns 6 anos, quando comecei a pensar em ir pra fora do país. E em 2011 comecei a pesquisar e participar de feiras de intercâmbio. Participei de feiras físicas e virtuais e isso me fez brilhar os olhos cada vez mais e crescer muito em relação a todos esses planos. Hoje vejo que as feiras me fizeram não só conhecer as escolas, universidades e países, mas também as minhas intenções e o que fazer para alcançar o sonho.


O que é intercâmbio? nesse caso, é estudar em outro país.

Pra quem não conhece e tem curiosidade, uma feira de intercâmbio são estandes com representantes de Escolas de Idiomas, Ensino Médio e Universidades de vários países do mundo. Muitas vezes nos estandes estão os representantes brasileiros junto de um responsável estrangeiro que geralmente fala Inglês (é uma ótima oportunidade de perder o medo de conversar in English!). Também tem palestras.
Já a virtual é uma página online com links de muitas Universidades, onde você pode ver vídeos em tempo real, participar de chats, conversar com estudantes, coordenadores e professores da universidade de interesse e participar de sorteios de bolsas de estudos, por exemplo. Tem tempo para abrir e fechar.

Elas acontecem entre Março, Agosto e Setembro.


Eduexpo:
foi a primeira feira física que participei em 2011, em São Paulo. Fiz a inscrição gratuita pelo site oficial deles e imprimi o comprovante. Cheguei no local, apresentei o comprovante e estava livre para conhecer quantas escolas e universidades quisesse. Como eu amei aquilo! haha Os panfletos, as sacolas de lembrancinhas das escolas, os cadastros para receber novidades e orçamentos... Tudo só me animou ainda mais! Através do e-mail que cadastrei, recebi depois convites para feiras virtuais.
Lá peguei pela primeira vez o panfleto de um programa chamado AU PAIR, que se tornaria minha saga dois anos depois.
Participei dessa feira duas vezes e lá conheci o Diretor Executivo do Instituto de Língua Inglesa Americana da Universidade Estadual de San Diego, California, Estados Unidos (SDSU). Um ótimo contato para manter!
site da feira

Salão do Estudante:
foi a segunda feira física que participei também em SP. No mesmo esquema que a outra, com palestras, estandes, representantes, gringos, e muita informação! Também gratuita.
Em minha opinião pessoal achei a Eduexpo mais completa, talvez porque foi a primeira que fui e me apaixonei! =D
site da feira

Hobsons Virtual Student Fair - Latin America:
foi a primeira feira virtual que participei. Gente, que feira INCRÍVEL! Conheci tantas pessoas, alunos nativos, alunos estrangeiros, coordenadores, professores, recebi dicas, tirei muitas dúvidas, teclei em Inglês, vi vídeos, fiz um tour virtual pelo campus de várias universidades... Foi incrível. Essa foi a feira que mais abriu meus olhos para as possibilidades e foi sem dúvida minha preferida.

site e site da feira



Outros links interessantes:
Feiras em São Paulo
Blogueira cadeirante embarca para o segundo intercâmbio
Intercâmbio voluntário


É possível!!

Um grande beijo! Vamos que vamos!
See ya =)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Hey! Obrigada pelo comment! Volte sempre :)