sábado, 30 de agosto de 2014

Não foge não, CNH. Você é MINHA!

Oiiiiiiie!

Quanto tempoooooo.... voltei!
Eai, people? Como cês tão? E a vida auperiana? Que saudadinhas! hihi


Demorou, demorou, demorou mais um pouco, mas finalmente chegou, 
CONSEGUI A CNH!!!!!!
Uhullllll !!!

hahahaha

A CNH (carteira nacional de habilitação Brasileira) é um dos requisitos para ser Au Pair, então essa história é uma baita vitória para mim!
E aqui está, o "Post sobre a saga -demorada-irritante-e desafiadora- da CNH" e como é uma saga, ficou bem longo, but...
 Here we go!


Mano, que S-U-F-O-C-O! Levaram 8 meses, desde a abertura de cadastro na auto escola até ter a carteira nas minhas mãos. 8 meses é muito tempo para um documento!!! Mas... chegou.
Pra vocês entenderem, aqui em São Paulo, foi assim:



  • dia 16/12/2013 fui até uma auto escola e "abri cadastro". Eles me encaminharam até um consultório para fazer o exame médico e psicotécnico. Fiz os exames no mesmo dia.

O exame médico é pra ver a condição física: olhos, equilíbrio, audição... O psicotécnico é pra ver a saúde mental: um psicólogo te leva até uma outra sala e te dá um livrinho com figuras para você completar e tem tempo para completar. Foi esse meu exame psicotécnico.

Fui aprovada nos dois, peguei o formulário médico e voltei na auto escola. Entreguei o formulário médico (eles me devolveram uma xerox) e me informaram que o próximo passo era fazer as aulas teóricas, o chamado curso CFC (Centro de Formação de Condutores).


  • de 13/01/2014 até 28/01/2014 fiz as aulas teóricas. Recebi o certificado de conclusão do CFC e já solicitei na auto escola que marcassem a prova teórica
  • dia 04/02 fiz a prova teórica e fui aprovada.

O próximo passo era iniciar as aulas práticas (de direção) na auto escola. Foram 20 aulas obrigatórias.
(Não precisei ter aulas no simulador, que agora é obrigatório, porque fiz o cadastro em 2013, quando o simulador ainda não 'existia').


  • no início de Março/2014 comecei as aulas práticas e foi muito bom! Minha instrutora foi um presente de deus, paciente, simpática e talentosa em me ensinar. Me ajudou a perder aquele medo inicial de ter o carro nas minhas mãos, medo de bater em alguma coisa ou atropelar alguém...hahaha brincadeira! Me soltei e peguei gosto pela coisa! Foi chuchubeleza

Logo que terminei as aulas, eu já pedi que marcassem minha prova prática. (Fique atento! Eles marcaram porque eu fui atrás, cuidado pra não ficar esperando e não ter a prova agendada)
Assinei o certificado de conclusão das aulas práticas. Eles não iam me dar uma via do certificado, mas eu pedi. (Caso você quiser uma via, é de seu direito ter uma via assinada por você e pelo diretor de ensino!, porque só com essas assinaturas ele é válido)


A PROVA PRÁTICA

  • dia 24/04/2014 fui fazer minha primeira prova prática. Iniciou às 08h00.
Entrei no carro. Respirei fundo. Comecei a dirigir com o examinador do meu lado. Fiz a baliza tranquilamente. Tive alguns erros no percurso. No fim, parei e sai do carro. Veio a resposta: REPROVADA. Que péssimo! Fiquei com vontade de chorar, mas me segurei e falei pra mim mesma "vou tentar de novo, vou conseguir, tenho que conseguir".

Tive que esperar 21 dias para reagendar a prova.
Decidi fazer mais aulas extras.


  • dia 15/05/2014 tive minha segunda tentativa da prova prática. Tudo de novo. Mas dessa vez estava mais confiante e esperta com o jeito da prova, o trajeto e mais focada. Entrei no carro. Respirei fundo. Comecei a dirigir com o examinador do meu lado. Posicionei para fazer a baliza e a traseira do carro encostou no pauzinho que marca o espaço! O examinador olhou pra mim e só disse

"Pode descer"
"Hum? O que o senhor falou?"
"Pode descer do carro!"

Caracas! como ele foi grosso! tom de voz arrogante, sabe?!
Enfim, REPROVADA, de novo.


Que dor no coração! Fui embora chorando. A mamis chorou comigo e eu não podia acreditar que não tinha conseguido. Além do tempo e dinheiro que eu teria que ter mais uma vez.
Ou eu tentava de novo, ou ficava sem a CNH. Resolvi esperar para remarcar a prova. Pensei "vou dar tempo ao tempo. Descansar de tudo isso".
Depois de 2 meses, fiz mais algumas aulas extras.


  • dia 07/08/2014 tive minha terceira tentativa da prova prática. Os examinadores antigos foram substituídos, o sistema mudou, e foi super mais tranquilo. Mudanças diviiinaass! O novo examinador entrou no carro

"Bom dia! Tudo bem?" - examinador sendo simpático?! What?!
"Bom dia! Tudo bem e você?" - eu respondendo
"Tudo bem. Podemos começar."
Liguei o carro, dei a seta para sair, dei a seta para a baliza. Baliza feita. Puxei o freio de mão e coloquei em ponto morto.
"Meu Deus! Me ensina a fazer uma baliza dessa que eu tô bem!" - What?! Ele é examinador mesmo?! Me elogiando!!!!
Conversamos o percurso todo. Sobre faculdade e música haha gente, foi muito engraçado, e legal...
No fim do percurso ele pediu para estacionar e desligar o carro.
"Excelente! Não tem o que dizer. APROVADA!"
"Muito obrigada. Tenha um bom dia"




Imagina minha felicidade contida. Eu queria era abraçar e beijar o cara hahahaha
Sai do carro, olhei pra minha instrutura e pra minha mãe e falei " PASSEI!" A gente começou a pular, abracei as duas, e todo mundo olhando sem entender nada hahaha Mal eles sabiam o quanto aquilo valia pra mim! Passei sem nenhuma falta e com MUITO suor! Não estava acreditando, finalmente!
Valeu a pena, ter mantido minha palavra e não ter "pago por fora a carta", ter sido honesta, porque ter passado com honra é um sentimento incrível, inexplicável. 
E depois de vinte dias da aprovação, a habilitação provisória está nas minhas mãos. Agora é só esperar 1 ano e trocar pela definitiva, sem mais provas e exames!
Uhulllllllllllllllllllll



E O BOLSO? QUANTO CUSTOU?

Aqui em São Paulo entre 2013/2014 eu gastei:
(achei um absurdo de caro as taxas!...)



Dicas:
  • Não perca os certificados de conclusão do CFC e das aulas práticas, porque são as provas que você completou as etapas solicitadas.
  • Na renovação da CNH, que acontece depois a cada 5 anos, você vai precisar apresentar o certificado de conclusão do CFC. Caso contrário, é solicitado que você faça o curso de novo.
  • É de seu total direito possuir os certificados de conclusão com as assinaturas, tendo concluído ambos os cursos (teórico e prático). Somente com as assinaturas eles são válidos.
  • Fique atento com as taxas extras. Em algumas auto escolas, o valor inicial do pacote de aulas+prova é menor, mas depois existem taxas extras, como para retirar a carteira de habilitação, por exemplo.
  • Fique atento também às provas. Nem sempre depois de concluir as aulas, as provas são automaticamente agendadas.
  • Não tenha medo dos examinadores na prova prática. No momento da prova pode existir certo nervosismo, mas eles são pessoas como eu e você :)
  • Existem sim péssimos instrutores que se recusam ensinar ao aluno coisas necessárias, que gritam e xingam. Se isso acontecer com você, converse com a auto escola ou procure outro instrutor. É de seu direito ser ensinado, afinal você está pagando!, e ser respeitado.
E se você que está lendo também tá passando por essa saga, não desista. Sem que nem sempre é fácil, mas é possível vencer!



É isso aí! Uhulll
Mais um passo :)

Beijokas! :*
e Adoro responder seus comments! ;)



8 comentários:

  1. ahhhhh e parabéns por essa conquista aqui neh =D

    ResponderExcluir
  2. Olá! 

    Estou pesquisando muito sobre o assunto au pair e comecei a me organizar para as coisas começarem a acontecer.

    Entrei em contato com várias instituições, gostaria de ir pela InterExchange, a agência deles aqui é a Yázigi, porém a agência exige CNH definitiva. Você conseguiu fechar com a CNH provisória? Poderia me informar agências que aceitam a provisória?

    Nós vamos conseguir!!!

    Abraços,

    Kethelyn

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!

      Mmm sei bem como é isso, as milhares de pesquisas haha
      Então, eu ainda não fechei com nenhuma, mas sei que a Cultural Care e a Expert Au Pair aceitam a habilitação provisória, porque na verdade ela só vai servir pra você solicitar a PID (Permissão Internacional para Dirigir) ainda aqui no Brasil.

      Neste post (http://brazucaupair.blogspot.com.br/2014/04/agencias-e-c_13.html) eu escrevi sobre as agências, se você quiser dar uma olhada, tem os contatos delas.

      Com certeza, vamos conseguir sim!

      Beijokas e bem vinda ao blog!

      Excluir
  3. Oiee!!

    Muito Obrigada, estava preocupada com isso.

    Liguei nas duas e elas aceitam a provisória! :) :)

    E que as pesquisas continuem! hihi

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie!
      De nada, que bom que ajudou e que bom que deu certo ;)

      Excluir
  4. Thália, fiquei muito feliz quando você deixou o comentário no meu blog contando seu sucesso. E agora lendo sua experiência com mais detalhes, me emocionei contigo. Parabéns!! Você mereceu muito.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Li!
      nem fala, foi uma mega vitória!! suei muito pra conseguir e e no fim valeu super a pena!
      Muito obrigada! muito bom ter pessoas que compartilham dessa emoção comigo <3

      Excluir

Hey! Obrigada pelo comment! Volte sempre :)