sábado, 14 de setembro de 2013

Dicas no cuidado infantil

Boa noite guys!!

Como vocês estão?

Estava louucaa pra escrever e acabei recebendo uma dica de tema: Como cuidar de crianças. O post ficou enorme, mas vale a pena ler.
                                                                                         



Ser Au Pair é ser uma 'babá internacional'. Você precisa de experiência também... Mas e na prática, como fica?

Cuidado pra mim é além do lado físico. É também o jeito de se conversar, de se relacionar.

Muitas garotas e garotos já cuidaram de um irmãozinho, do filho da amiga, da bebê da vizinha... Têm experiência e sabem fazer o que for pedido.
Mas pra quem não sabe ou só quer dar uma checada, aí vão algumas lições que aprendi na prática enquanto eu voluntariava aqui no Brasil e que fazem toda a diferença no dia a dia.

Em sempre gostei de crianças, mas não tinha experiência e não tinha nenhuma hora comprovada de trabalho com crianças. Então, fui voluntaria em duas escolas infantis.

Aí vão as minhas dicas:


DICAS DE COMO SER

  • Aquele chavão de sempre "Antes de tudo é preciso ter carinho", o tal do amor. Não basta você ter várias técnicas em cuidado infantil, ter vários cursos e não ter carinho por crianças (que pode ser adquirido), especialmente pelas que você está cuidando. Se você for pro programa assim, certamente se irritará mais que o normal no dia a dia, descontará nas kids, vai se sentir mais desconfortável ainda em um lugar que não é sua casa e talvez até passe para "odeio crianças, não posso nem vê-las!".
  • Seja paciente. Adulto tem limite. Criança também. Imagina ser um pequenino de apenas alguns anos ou até mais velho, com uma nova pessoa cuidando de você e seus pais trabalhando. Aquela chamada mânha pode ser só um jeito de mostrar que seu limite chegou. A kid não quer acordar? Experimente acordá-la de um jeito carinhoso. Ela faz birra pra tudo? Talvez só esteja com saudades dos pais, com sono... Uma coisa é certa: toda criança quer se sentir querida. Afinal, ela não é independente e precisa de alguém que se importe e que queira cuidar dela.
  • Criança não tem a malícia que um adulto tem. Algo que pode ocorrer é aquele pensamento 'vou revidar'. Mas a criança, especialmente as mais novas, não vai te obedecer ou vai fazer algo só pra te prejudicar no trabalho. Talvez as coisas que ela faça sejam influenciadas pela criação ou a opinião de outra pessoa, mas ela ainda está entendendo o que é bom e ruim e aprendendo a ter opinião própria.
  • Mantenha sua palavra. Paciência e carinho andam juntos com manter suas palavras. Você disse pra ela não bater no amigo, mantenha sua boa palavra mesmo ela dizendo que 'não gosta mais de você', por exemplo. O que te dá crédito é mostrar que o certo é o certo e que ela precisa que fazer o que é certo. (Umm poderosa! haha)
  • Também seja amiga(o). Ser um adulto que mantém suas palavras e é responsável é necessário, mas isso não que dizer que você não possa ser amiga(o). Abraçar, conversar, ensinar. Quando a criança percebe que pode confiar em você, certamente a relação se tornará mais prazerosa e até mais fácil.

NO DIA A DIA

A Kid: 
  • Não quer acordar? Sempre que possível (e é possível) procure acordá-la com carinho. No meu caso, acordava com beijinhos e a Kid abraçava meu pescoço e ficava no meu colo com aquela carinha de 'me deixa dormir mais' enquanto eu colocava o tênis nela. Ela ficava bem mais calma.
  • Não para de 'gritar'?  A faça se interessar pelo silêncio. Um exemplo: estava em um hospital e duas crianças não paravam de gritar, apesar da irritação da avó e dos funcionários.  Eu estava escutando musica com o fone, então perguntei se elas queriam escutar comigo. Uma das crianças achou super divertido e ficou o tempo todo comigo "descobrindo" as músicas até eu ir embora. A outra ficou sentada do lado. A maioria das crianças são curiosas e sempre têm vontade de conhecer algo novo. 
  • Não quer guardar os brinquedos? Em meu voluntariado fazíamos assim: sem brinquedos arrumados, sem parque, sem TV ou sem outra coisa do interesse da criança. Mantínhamos a palavra e a esperávamos arrumar.
"Kid, vamos me ajudar a arrumar? Essa pra você guardar. Agora mais essa. Não vai guardar? Então vamos ficar aqui até você guardar, se não não terá tal coisa".

Eu até a ajudava, mas era ela quem guardava a maior parte. Bagunçou, arrumou. Várias Au Pairs dizem pra Kid que se ela não arrumar terá o TIME-OUT (ficar de castigo). Aí depende da situação de cada um.
  • Não quer comer? Cada criança tem um gosto pra comida. Umas comem de tudo, outras não comem quase nada. Minha dica e experiência é mostrar que se ela comer, principalmente nas refeições principais, ela poderá ganhar um doce, um suco, brincar mais tarde no parque. Ou mostrar como a comida está gostosa, fazer o momento divertido, ainda mais para crianças pequenas: "Uhm, que delícia. Ah, se você não comer, eu vou ter que comer tudo e você vai ficar sem". Outra situação que depende de cada criança. Se você for quem prepara a comida, chame a criança pra te ajudar. Isso cria um ar de novidade e depois ela vai comer a 'comida que ela também fez'.
  • Na hora do banho: Não cheguei a cuidar de crianças que não queriam tomar banho. Caso isso oconteça, apesar de cansativo fazer isso sempre, você pode fazer desse momento algo divertido, uma aventura. Assim ela aceita e quer 'brincar de tomar banho'. Porque manter no chuveiro uma kid histérica é uma baita tarefa difícil. Para Au Pairs, perguntem se vocês vão ficar responsáveis por essa parte e se Sim, como prefere ser dado o banho (quantas vezes por semana lavar o cabelo, pedir ou não para a própria criança lavar as partes íntimas, etc).
  • Na hora de dormir: Algumas crianças dormem sozinhas, outras precisam de alguém que as faça. Ler um livro, contar uma história, fazer cafuné, tudo isso pode ajudar ela a se sentir segura e se render ao sono.
  • Bate no amigo e não quer pedir desculpas, Se joga no chão: No meu voluntariado, quando a Kid batia em outra, tomava o brinquedo, falávamos 'Peça desculpas' e esperávamos até que ela pedisse ou devolvesse o brinquedo. Ao se jogar no chão pra não obedecer eu a levantava e dizia para parar de se jogar, porque ela também poderia se machucar (mas calma né people, nunca aperte o braço da criança, ou a puxe com força. Nunca para deixar ela com medo!) 
  • Bate em você: No caso de Au Pairs, deve-se falar com os pais. No meu voluntariado se a Kid ameaçava a bater ou batia até mesmo de leve, eu a dizia para não fazer isso e depois a colocava sentada em um lugar por alguns minutos, explicando que ela ficaria lá por ter batido. Quando terminava o tempo dizia, "Você não vai fazer de novo?" ou "Você vai sair só se não fizer de novo". A criança concordava e então eu a liberava. 

*Dicas de como fazer a higiene e demais práticas físicas indico aprender em um voluntariado, em uma escola infantil ou em uma ONG.

Lembrando que para Au Pairs provavelmente os pais dirão como eles lidam com as crianças e nunca é permitido você bater pra ensinar. Alguns também falam pra você não dar bronca.
Ao ter contato com a família, converse com os responsáveis pela criança e tire suas dúvidas. Conversar é a melhor solução :)


"Brincadeira que faz sujeira é importante para crianças pequenas, as dando infinitas maneiras de se desenvolverem e aprenderem. Todos os tipos de brincadeiras são importantes para o desenvolvimento e aprendizado infantil."


Por fim, a melhor dica que posso dar é: aproveite o tempo com a criança! Brinque, a ajude a se desenvolver, esteja lá para ela. 
Elas não são 'monstrinhos'. Elas são crianças, seres humanos cheios de vida, qualidades e um universo de coisas novas pra aprenderem e ensinarem para nós, também!



Ufa! Acho que falei tudo!
Bom meu povo esse é o assunto de hoje! Dúvidas, dicas, experiência de vocês ou só passar pra deixar um Alô! deixem aqui embaixo nos coments. Valeuuu por acompanhar!


      Bjoo!!!* :)



4 comentários:

  1. ÓTIMO post, ótimas dicas! :)
    E vou lembrar de todas elas!
    Já fiz uma pastinha no meu Chrome com todos os links de atividades e dicas para lidar com kids... só pra não esquecer!

    Beijão e keep writing!
    Aline
    euvouproseua.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Aline! que bom você gostou! ;)

      Tá certíssima! Eu também tenho várias pastas e fico cada dia mais animada pra embarcar de vez! haha

      Com certeza! Writing, writing and writing always!

      Beijoss!!

      Excluir
  2. oie. Adorei as dicas.
    Fui professora de uma creche há muito tempo e de algumas coisas nem lembro mais, beijos <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oiii!

      Que bom que gostou!

      Acho que a melhor maneira pra aprender a conviver com crianças é trabalhar/voluntariar em uma escola infantil, porque você aprende a direcionar as crianças nos horários certos: hora de comer, hora de dormir, hora de tomar banho, hora de fazer lição, hora "livre" pra brincar... e aprende a dizer sim, a dizer não, e coisitas afins.

      Você pretende ir quando? Vai pra os EUA também?

      Beijos e manda notícias! :D

      Excluir

Hey! Obrigada pelo comment! Volte sempre :)